.

You are here: Oração > Orações

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt

O que é a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt?

a mae peregrina 2 200 200

É um apostolado que tem como objectivo colaborar com a Igreja na nova evangelização na época actual, inspirado na atitude de Maria que vai ao encontro da sua prima Santa Isabel.

“Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lc 1,39-41).

É um Apostolado Mariano, uma visita de Maria às nossas famílias, ao nosso povo, a todo o mundo. É como se Nossa Senhora quisesse sair do seu Santuário, caminhar pelas estradas do mundo e visitar os seus filhos. Na imagem da Mãe Peregrina, Ela vai ao encontro de todos, em especial dos mais necessitados, daqueles que estão mais afastados de Deus Pai. Ela, portadora de Cristo, leva o Espírito Santo ao mundo que se desumaniza, que perde os valores essenciais e o sentido profundo da vida.

É um Apostolado Eclesial, com a Igreja e para a Igreja, um meio de evangelização ao serviço da pastoral ordinária, que quer contribuir para a educação de muitos cristãos, a fim de que assumam uma atitude missionária e se comprometam com a tarefa da nova evangelização a partir da experiência pessoal do amor de Deus.

É um Apostolado Popular, pois procura chegar a todas as pessoas em todas as situações de vida, realizando o encargo do Senhor: “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,3). É popular também porque se adapta a qualquer realidade pastoral: famílias, paróquias, escolas, hospitais, prisões, etc. ...

Com o Pe. Kentenich dirigimo-nos a Nossa Senhora:

Aceita que Te proclamemos Rainha do universo;

abrasa-nos em ardente amor a Ti;

faz que inflamemos o mundo inteiro ao teu serviço,

para que todos os povos encontrem o caminho seguro para o Lar” (Rumo ao Céu, 541).

Como se desenvolve a Campanha?

a_mae_peregrina_3

A Campanha da Mãe Peregrina, para além da sua inspiração e objectivos próprios, tem um método definido pelo seu iniciador, João Pozzobon.

As imagens da Mãe Peregrina são réplicas fiéis da imagem original com a qual foi iniciada a Campanha; devem, portanto, conservar esta forma de santuário para exprimir a ligação essencial ao Santuário de Schoenstatt, com todas as graças que ali se recebem. Assim identificam e unem espiritualmente todas as pessoas que fazem parte da Campanha, em todo o mundo.

As imagens, como autênticos “Santuários Peregrinos”, são abençoadas no próprio Santuário e dali são enviadas através dos missionários da Campanha a percorrer os lares, visitando as famílias.

Missionários da Mãe Peregrina

Cada imagem está sob a responsabilidade duma pessoa, o missionário, que reúne e coordena a sua peregrinação. Durante o tempo da visita, a família reza, se possível em conjunto, especialmente o terço, tendo em conta as suas intenções e as de toda a Igreja e do mundo. No final da visita, a imagem é entregue à família seguinte. Nesse momento, devem rezar juntos uma pequena oração.

A dinamização e coordenação da Campanha é tarefa dos missionários que, a exemplo de João Pozzobon, assumem a responsabilidade de levar a imagem da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt às famílias que a queiram receber. No contacto pessoal com cada família, o missionário vai preparando e abrindo com amor e abnegação as portas e os corações a Maria e ao seu Filho Jesus. Não se limita apenas a organizar a passagem da imagem duma casa a outra, mas busca, sobretudo, viver como Aquela que leva: “irradiando amor, paz e alegria”, procurando criar uma autêntica comunidade de Igreja, tendo especial atenção para com os mais necessitados.

Oração do Terço em Família

Também é função específica do missionário organizar o grupo de famílias que deseja receber a visita da Mãe Peregrina, mantendo um registo actualizado. Ele cuida da imagem e do material que a acompanha, informando-se sempre para saber onde ela está. Ensina a rezar, especialmente o terço e a forma de receber e entregar a imagem. Fomenta a participação activa na vida da Igreja. Faz também a ponte entre o seu grupo e a coordenação central da Campanha.

Ao Serviço da Igreja

A Campanha quer estar ao Serviço da Igrejae ser um contributo para a pastoral ordinária desta; por isso, para iniciar a Campanha num determinado âmbito (paróquia, escola, prisão,...), dever-se-á falar, primeiro, com o respectivo responsável pastoral sobre a Campanha e pedir a sua aprovação.

Nossa Senhora, como Mãe, visita as famílias nos seus lares e também espera pelos seus filhos no seu Santuário. Conforme as circunstâncias, as pessoas visitadas são convidadas para se organizarem numa peregrinação ao Santuário de Schoenstatt, em coordenação com a equipa central da Campanha.