Santuários
Uma rede de santuários
A partir do santuário original, em Schoenstatt – Alemanha, foram surgindo novos santuários em todo o mundo, formando uma rede viva de santuários de Schoenstatt. Existem actualmente cerca de 200 santuários espalhados em todos os continentes.
Na origem de cada novo santuário está a mesma Aliança de Amor com Nossa Senhora, renovada e actualizada com o espírito da primeira, em Schoenstatt, no 18 de Outubro de 1914.
Graças originais do Santuário de Schoenstatt
Graça do Acolhimento espiritual:
O Santuário é um lar onde Maria, como Mãe, nos acolhe no seu coração e nos dá a experiência de sermos amados e aceites, tal como somos e em qualquer situação em que nos encontremos. Ela conduz-nos ao coração de Deus Pai.
Graça da Transformação interior:
O Santuário (berço de santidade) é a escola de Maria na qual Ela, como Educadora, nos forma como baptizados autênticos que saibam unir a fé à vida. Pelo seu amor a nós, assemelha-nos a Ela e transforma-nos à imagem de Cristo.
Graça do envio e da fecundidade apostólica:
O Santuário é um Cenáculo onde Maria, a Rainha dos Apóstolos, implora para nós a força do Espírito Santo que nos impele à missão. Ela envia-nos como seus aliados e torna fecundo o nosso serviço à Nova Evangelização, para a construção da Civilização do Amor. (Ela é a Grande Missionária e nós, seus instrumentos).
Em Portugal existem quatro santuários.